Tuesday, March 13, 2012

Memória Descritiva do Logótipo

Partindo do nome do Grupo, Oxigénio, procurou-se recolher características que cada um dos membros do grupo identificasse com o elemento químico. Leveza, Cor, Frescura, Fogo, Fonte de Vida, Dinamismo, Híbrido, Transparência.

Assim, os primeiros esboços partiram de formatos redondos (simulando a letra O) e com diferentes tons de azul. Entretanto, experimentou-se diversas tipografias, com e sem serifa.
Apesar disto, os primeiros esboços não transmitiam nem completavam os objectivos propostos, sobretudo pela pouca legibilidade e impacto.

A evolução fez-se, então, para esboços com forma distintas, mais rectangular, abandonando o formato redondo anterior e envolvendo mais cor. Com o intuito de dar mais “vitalidade” foram feitos testes com laranja (diversão, fogo) e azul (leveza, frescura, híbrido). Mais testes de tipografia foram feitos, usando um pormenor – o de colocar a palavra “génio” em destaque. Mais testes surgiram mas sem resultados definitivos e satisfatórios para a maioria do grupo.

Com a necessidade de unanimidade dentro do grupo, criou-se um novo esboço completamente do zero. O objectivo era conseguir um logótipo dinâmico na sua forma, simples, leve e divertido. Estes pressupostos levaram à construção de uma forma (principal) não convencional – transmitindo dinamismo – em tom azul, conjugada com sub-camadas de cores quentes (amarelo, vermelho). Em todas estas camadas foi dado um valor de transparência de forma a se conseguir uma imagem de leveza e frescura. Para além disto, foram criadas pequenas bolas de cores quentes e frias, não só para jogarem com as transparências das formas principais como também para colocarem referências ao significado que o grupo atribuía ao Oxigénio (fogo – vermelho; verde – frescura; azul – leveza). Isto tornou o logótipo num conjunto de cores divertidas e apelativas.

Tendo a forma bastante impacto e apelo, a preocupação virou-se para uma tipografia simples mas extremamente legível nos diversos tamanhos. Nesta versão decidiu-se abandonar a ideia de destaque da palavra “génio” visto que o logótipo, no geral, já se encontrava bastante composto. O tipo de letra principal escolhido foi o “Bender”, enquanto a palavra “Grupo” foi em Arial. Os dois elementos tipográficos são em branco para se destacarem entre a panóplia de cores do restante logo.

No final, o grupo ficou bastante satisfeito com o resultado final por ir ao encontro do que representa para todos o Oxigénio.


No comments:

Post a Comment